Carregando

Curso de Psicologia Jurídica será ministrado na Esmam

O curso é aberto para Magistrados, servidores e todos aqueles que possuem interesse na temática, as vagas são limitadas.


Manaus (AM) - “Psicologia Jurídica”, será discutida em um dos últimos cursos da Escola Superior da Magistratura do Amazonas este ano. Esmam e Faculdade Santa Teresa estão juntas na realização do curso que tem como objetivo proporcionar reflexões que façam intersecções entre as áreas do Direito e da Psicologia a partir de temas comuns a ambas. O curso será realizado nos dias 09 e 10 de dezembro de 2019, das 14h30 às 21h30. Na Sala de aula da Esmam, localizada no Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). As inscrições são gratuitas. No entanto, a Esmam solicita aos participantes a doação de 01 brinquedo (0-12anos).ART_PSICOLOGIA_JURIDICA_SAT_TERESA_2_copy_copy_copy_copy_copy_copy

Diante das dificuldades institucionais atravessadas pelo atual sistema de resolução de conflitos, bem como das queixas e dos sentimentos “negativos”, que as contendas jurídicas geralmente trazem frente à incapacidade de muitos operadores do direito e da psicologia em conduzi-los, o curso de extensão em psicologia jurídica propõe um novo olhar para este fenômeno jurídico, capaz de oferecer uma reflexão subjetiva a um terreno historicamente ocupado com questões objetivas. O curso ainda é útil para o profissional da psicologia que tenha interesse em conhecer nuance sobre o direito e sobre a inter-relação da Psicologia e do Direito. 

O Palestrante do curso, o professor Paulo Ferrareze Filho, é Doutor em Filosofia do Direito (UFSC) e Mestre em Hermenêutica Jurídica (UNISINOS/RS). Atualmente é coordenador do curso de Direito do campus de Itapema/SC da UNIAVAN e professor de Psicologia Jurídica na UNIAVAN de Bal. Camboriú/SC. É psicanalista em formação na Escola Freudiana de Formação em Psicanálise (EFFP) e aluno do curso de especialização em Psicanálise, Sujeito e Laço Social do Hospital de Santa Catarina (HSC/UNIFEBE). Também é curador do Caos Filosófico de Balneário Camboriú/SC e editor da Revista do Caos Filosófico.

A coordenadora de psicologia da Faculdade Santa Teresa, Cristiana Brandão, fala sobre o palestrante e a importância do curso. “O doutor Paulo Ferrareze tem se destacado tanto no âmbito do Direito, da Psicologia e da Psicanalise, como um pensador que, a meu ver, está na vanguarda da filosofia contemporânea justamente por possibilitar o imbricamento da subjetividade humana com o direito. O mundo contemporâneo suscita um pensar "fora da caixa" para dar conta de toda de sua complexidade”, comentou a coordenadora. 

 

 

 

 

 

Texto: Lucas Lobo | ESMAM

Arte: Esmam

 

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefone: (92) 2129-6640 | 6608

E-mail:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

E-mail Imprimir PDF http://www2.tjam.jus.br/esmam/index.php?option=com_content&view=article&id=2054:psicologia-juridica-sera-o-proximo-curso-ministrado-na-esmam&catid=74:2017-02-22-17-46-40