Carregando

Juiz Luís Valois e professora Renata Guadagnin irão falar sobre violência e preconceito por meio de videoconferência na Esmam

A participação nessa atividade é gratuita e os interessados devem fazer uma leitura prévia de textos de Adorno e Horkheimer.


Manaus (AM) - “Preconceito e Violência por Intermédio da Leitura do Capítulo sobre Antissemitismo de Dialética do Esclarecimento” é o tema da conversa que será promovida na próxima terça-feira, dia 2 de abril, pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) com o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Luís Carlos Valois, pós-doutorando em Criminologia; e também com a professora Renata Guadagnin, doutoranda em Filosofia bolsista da Capes, com estágio em Direito na Universidade de Hamburgo.videoconferencia_juiz_valois

Ambos estão na Alemanha em função de atividade acadêmica e vão conversar sobre esse tema com alunos, professores, operadores do Direito e interessados no assunto.

A videoconferência será realizada a partir das 14h30, na sala de aula da Esmam, que funciona no 1º andar do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede da Corte Estadual de Justiça, localizada na avenida André Araújo, bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

A participação é gratuita e a inscrição será feita na hora. O magistrado orientou que as pessoas interessadas em acompanhar a videoconferência devem fazer uma leitura prévia da obra dos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973). Eles elaboraram a obra "Dialética do Esclarecimento" durante a Segunda Guerra Mundial - situação em que os autores, fugindo do nazismo, deixaram a Europa.

No prefácio do livro, a dupla descreveu o objetivo do seu projeto: "(...) descobrir porque a humanidade, em vez de entrar em um estado verdadeiramente humano, está se afundando em uma nova espécie de barbárie".

Em relação à videoconferência, após as considerações do juiz e da professora a respeito do assunto, será aberto um debate com os presentes. As pessoas interessadas podem entrar em contato com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas para mais informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou (92) 2129-6608 | 6640.

 

 

 

Texto: Acyane do Valle | ESMAM

Foto: Acervo Pessoal | Juiz Luís Valois

 

 

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefone: (92) 2129-6640 | 6608

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

E-mail Imprimir PDF http://www2.tjam.jus.br/esmam/index.php?option=com_content&view=article&id=1946:juiz-luis-valois-e-professora-renata-guadagnin-irao-falar-sobre-violencia-e-preconceito-por-meio-de-videoconferencia-na-esmam&catid=74:2017-02-22-17-46-40