Carregando

Educação a Distância

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade que dispõe de vários serviços e ferramentas tecnológicas, que possibilitam a democratização da Educação ao permitir o acesso flexibilizado do conteúdo educacional, ou seja, sem limitação de lugar, tempo e hora. Esta modalidade possui uma legislação especifica o Decreto 5.622, de 19.12.2005, que regulamenta o Artigo 80 da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional).

O conjunto de ferramentas (recursos tecnológicos) empregadas na Educação a Distância são chamados de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). São esses softwares que garantem a operacionalização da comunicação e do processo ensino aprendizagem, na EaD. Dentro desse universo de recursos, destaca-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que permite a troca de informação entre professor e aluno. No AVA o estudante tem acesso às atividades, notas, fóruns de discussão, chats e conteúdos didáticos, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa.

EaD na ESMAM

A Escola da Magistratura utiliza como recurso basilar de sua EaD o Moodle, software livre desenvolvido e fornecido pela comunidade “moodle.org” (http://www.moodle.org).
A Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tjam foi de fundamental importância para que a ESMAM pudesse alcançar êxito nesta seara, com um papel significativo na criação desse ambiente virtual de ensino.
Em 2008, o Juiz de Direito, Marco Antônio Pinto da Costa, Coordenador da Divisão, propôs oferecer cursos à distância em sistemas próprios que auxiliassem as diversas atividades dos servidores e magistrados do Tribunal de Justiça. Em dezembro do mesmo ano o TJAM experienciou, nesta modalidade, o curso de Sistemas de Automação da Justiça, voltado para instâncias de primeiro grau (SAJ-PG5), com pleno êxito.
A partir de então diversos cursos em EaD foram oferecidos pela Esmam entre eles: o curso de Capacitação em Administração Judiciária e o de Gestão e Produtividade para Excelência do Judiciário, capacitando mais de 400 magistrados e servidores de todo o estado.

Cadastro

Na EAD-ESMAM o aluno, para ter acesso aos cursos de capacitação e extensão à distância precisa fazer a inscrição de formal individual no AVA. Tal procedimento requer um ENDEREÇO DE EMAIL (particular e único) para pleitear uma vaga em curso a distância. Para criar a conta de usuário no ambiente AVA EAD-ESMAM acesse o endereço: http://www.tjam.jus.br/moodle/ e preencher os dados solicitados. Ressalte-se que é importante dispor as informações corretamente pois é por esse mesmo ambiente que o aluno terá acesso aos cursos e consequentemente à certificação.
Tendo um amplo acesso às informações especializadas, a EAD-ESMAM contribui para a transformação dessas informações em conhecimento, de forma a alcançar a excelência na prestação jurisdicional. Tais informações devem circular entre todos os colaboradores, fazendo com que estes conheçam e estejam envolvidos com as metas a cumprir, sempre com vistas à obtenção de bons resultados para o melhor desempenho das atividades, melhor qualidade de trabalho e uma melhor prestação jurisdicional. Pois todo conhecimento humano tem como fim último o atendimento e o bem-estar da sociedade, seu desenvolvimento e a promoção da pacificação social.

Objetivos

Garantir a excelência do desenvolvimento contínuo dos magistrados, servidores e colaboradores do Poder Judiciário, além de disseminar o conhecimento especializado da Instituição, visando a contribuir para o melhor funcionamento da Justiça, em benefício da sociedade é um dos objetivos do EaD ESMAM.
A Educação a Distância da Escola da Magistratura visa ser reconhecida pela eficácia na implementação de suas ações, políticas e diretrizes de atuação e no atendimento às demandas das áreas e, externamente, como paradigma de excelência na gestão de conhecimento no serviço público brasileiro.

E-mail Imprimir PDF http://www2.tjam.jus.br/esmam/index.php?option=com_content&view=article&id=1095&Itemid=167