Carregando
Escola Superior da Magistratura do Amazonas

Problemas com Envio de Email para Alguns Domínios Internet

E-mail Imprimir PDF

Incompatibilidade de protocolos com o servidor de nomes do domínio "tjam.jus.br" operando em modo seguro impede que emails partindo do servidor do EAD-TJAM cheguem em algumas caixas postais.

Última atualização em Sex, 27 de Março de 2009 11:36 Leia mais...
 

Dados atualizados sobre migração de venezuelanos no Brasil são repassados a profissionais da imprensa em simpósio realizado na Esmam

E-mail Imprimir PDF

Jornalistas consideraram oportuna a discussão da crise humanitária envolvendo os venezuelanos


 

migrantes_2_copy_copyProfissionais de diversos veículos de comunicação de Manaus (AM) se reuniram na oficina "Imprensa no combate à xenofobia contra refugiados e migrantes", ministrada pelos jornalistas Leonardo Medeiros (Conectas Direitos Humanos) e Victoria Hugueney (Agência da ONU para Refugiados - ACNUR), na manhã desta segunda-feira (17/09). As atividades fazem parte do Simpósio “Refugiados e Migrantes no Amazonas: como acolher e integrar?” e ocorrem na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), instituição parceira do evento.

O encontro trouxe dados atualizados sobre migração e refúgio na capital e ressaltou a importância do papel da mídia no combate à xenofobia. De acordo com a ACNUR, de fevereiro a junho de 2018, a Caritas-Manaus atendeu cerca de 1.700 venezuelanos. Deste total, 405 vieram pelo plano de interiorização do governo federal. “A imprensa precisa estar sempre fazendo uma autocrítica. Na questão dos migrantes, muitas vezes, encontramos matérias com fatos distorcidos sobre o fenômeno. É necessário nos informarmos para evitar a xenofobia”, avaliou um dos participantes, Valmir Lima (Site Amazonas).

A jornalista da TV A Crítica, Adyam Litaiff, também considerou a iniciativa positiva . “Às vezes, por falta de conhecimento do assunto, não nos informamos adequadamente. Por isso, esse encontro é importante para trazer esclarecimentos sobre o movimento migratório, cuja expansão é relativamente nova em Manaus”.

Durante a atividade, ainda foram abordados temas como Direitos Humanos; perfil da migração venezuelana no Brasil e no mundo; combate à xenofobia; e a nova Lei de Migração (Lei 13.445/2017), que garante a preservação dos direitos humanos dos migrantes no país, como direito ao trabalho, acesso a serviços básicos e não-discriminação.

Media training

Pela tarde, porta-vozes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada envolvidos no acolhimento e integração de refugiados e migrante participaram de uma oficina de media training. A atividade teve exercícios práticos sobre como se relacionar com a mídia e abordou a comunicação como uma ferramenta estratégica do trabalho. “Não nos comunicamos apenas por comunicar, mas sim porque queremos gerar informação de interesse público”, ressaltou o responsável pelo treinamento, Leonardo Medeiros.

As duas oficinas foram realizadas pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes, com o apoio da embaixada do Canadá no Brasil.

Simpósio

Nesta quarta-feira (18), a partir da 8h30, na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM - Avenida André Araújo – Aleixo), será realizado o Simpósio “Refugiados e Migrantes no Amazonas: como acolher e integrar?”. O evento, aberto ao público, busca fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer uma política local de integração para refugiados e migrantes.

Com três horas e meia de duração, o simpósio contará com palestras que abordam a política nacional de migrações, refúgio e apatridia; e relatos de experiências e de boas práticas realizadas no Amazonas, como o atendimento a refugiados e migrantes, o mutirão de cidadania e o abrigamento institucional de refugiados da prefeitura da Manaus. Por fim, será aberto diálogo com a plateia sobre a necessidade de construção de políticas de integração para refugiados e migrantes no estado.

 

Confira a programação completa clicando aqui !

 

Saiba mais:

Acolhimento e integração de refugiados e migrantes serão temas de simpósio em Manaus


Mais informações sobre a Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes:

http://escola.mpu.mp.br/h/rede

 


Com informações e fotos : Escola Superior do Ministério Público da União

 

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefone: (92) 2129-6817

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Visita Técnica à EJEF/TJMG

E-mail Imprimir PDF

Motivada pelas necessidades das atividades fins de servidores de justiça, pessoal administrativo e magistrados nos órgão pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), a comissão de informática desta organização resolve enviar equipe de analistas judiciários com a finalidade de fazer um levantamento in locu das instalações, infra-estrutura, organização hierárquica e ferramentas de software e hardware do Centro de Tecnologia para Educação e Informação (CETEC) pertencente à Escola Judicial Des. Edésio Fernandes (EJEF) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). O levantamento englobou as atividades de registro fotográfico autorizado pela coordenação do CETEC, observação, coleta de dados, entrevista, demonstração e análise documental. Para acessar o relatório completo, clique no anexo abaixo:

Anexos:
Fazer download deste arquivo (visita_19_21_nov08_vrs1.1.0_tjmg.pdf)Relatório Visita EJEF/TJMG[Relatório da visita técnica realizada na Escola Judicial Desdor Edésio Fernandes (TJMG)]
Última atualização em Seg, 09 de Março de 2009 16:41
 

As inscrições continuam abertas para o 1º Seminário de Direito Urbanístico da Região Norte

E-mail Imprimir PDF

Qualquer pessoa pode participar, basta se inscrever no portal da Esmam, as inscrições são totalmente gratuitas.


Manaus (AM) - Continuam abertas as inscrições para o 1º Seminário de Direito Urbanístico da Região Norte, que vai discutir “A Efetividade do Direito Urbanístico após 30 anos da Promulgação da Constituição Brasileira”, no dia 7 de agosto, em Manaus. Qualquer pessoa que tenha interesse no assunto pode participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), no ícone Ambiente Virtual de Aprendizagem.DIREITO_URBANISTICO_1

O mais novo magistrado do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o juiz de Direito Otávio Ferraro, comentou a importância do debate. “Nós sabemos que Manaus é grande e tem uma floresta envolta, então temos que conciliar a questão ambiental com a arquitetônica e tudo isso interligado à questão jurídica, que envolve esse debate”, complementou o magistrado.WhatsApp_Image_2019-06-16_at_23.11.16

O seminário é uma iniciativa da Esmam e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), com o apoio dos Conselhos dos Estados do Pará, Amapá, Tocantins, Acre, Rondônia e Roraima. O juiz Otávio Ferraro disse que a iniciativa da escola e do CAU engradece esse debate. “A iniciativa é louvável, uma vez que temos acompanhado o crescimento das cidades e da população. Debater os aspectos jurídicos e arquitetônicos em conteúdo interdisciplinar permite que expressões de desenvolvimento das cidades possam ser analisados com maior profundidade. Desta forma, as cidades crescerão de uma maneira organizada e associadas ao Plano Diretor”, acrescentou o magistrado.

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, conforme especialistas no assunto. “É ele quem deve promover o diálogo entre os aspectos físicos/territoriais e os objetivos sociais, econômicos e ambientais que temos para a cidade. O plano deve ter como objetivo distribuir os riscos e benefícios da urbanização, induzindo um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável”, conforme o site Politize.

O de Manaus (Lei Complementar nº 2, de 16 de janeiro de 2014) foi implementado seguindo nove princípios, dentre eles: a promoção da qualidade de vida e do ambiente; inclusão social, por meio da regularização da propriedade territorial e da ampliação do acesso à moradia; o cumprimento das funções sociais e ambientais da cidade e da propriedade urbana, assim como dos espaços territoriais especialmente protegidos; e valorização cultural da cidade e de seus costumes e tradições, visando ao desenvolvimento das diversidades culturais.

A ex-coordenadora do Grupo Executivo do Plano Diretor da capital amazonense (lei promulgada em 2014), a arquiteta e advogada Cristiane Sotto Mayor, é uma das palestrantes convidadas do evento. Ela estará no Painel de Debates “Cidades e Ordenamento Urbano”.

Cristiane é especialista em Direito e Política Ambiental e Urbana e em Gerenciamento Urbano. Foi presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Manaus (CMDU), já exerceu o cargo de vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e de secretária municipal de Desenvolvimento Urbano. A arquiteta levará para o debate o tema “Urbanismo na cidade de Manaus”.

O evento será realizado no horário de 14h às 18h, no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, 2º andar, prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) – avenida André Araújo, Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

Doações

Já pensando no Dia das Crianças, a Esmam solicita aos participantes do seminário a doação de um brinquedo (para crianças de zero a 12 anos), pode ser para meninas ou meninos.

Os brinquedos arrecadados neste e nos próximos eventos da escola até o início de outubro serão distribuídos entre as crianças que estão em situação de risco ou de vulnerabilidade social, atendidas pelas instituições filantrópicas que funcionam na capital amazonense. Todas as ações de entrega das doações são documentadas pela escola, dando transparência ao projeto de responsabilidade social da Esmam que tem o apoio fundamental dos participantes das atividades da instituição.

Certificados

Aos participantes, a Esmam disponibilizará certificado de 4 horas/aula de atividades complementares (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 2129-6640 ou através do email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Confira a Programação

14h00 – Credenciamento

14h30 – Abertura

15h15 – Painel “Cidades e Ordenamento Urbano”

Convidados:

Arq. Urb. Cristiane Sotto Mayor – “Urbanismo na cidade de Manaus”

Proc. Mun. Manaus Franco Júnior – “Efeitos do capitalismo do século XXI no ordenamento urbanístico”

Coordenação e mediação:

Juiz de Direito Adalberto Carim Antonio (Vemaqa)

16h30 – Palestra “Efetividade do Direito Urbanístico perante os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo”

Convidada:

Pres. IBDU, Daniela Campos Libório

17h30 – Sorteio de brindes e coffee break

18h00 – Encerramento

 

 

Veja o convite para o evento feito pela presidente do IBDU, Daniela Campos Libório

 

Veja o vídeo do Juiz Otávio Ferraro sobre a importância do debate desse tema

 

Leia mais sobre o seminário e o currículo dos palestrantes, bem como os assuntos abordados aqui !

 

 

Texto: Lucas Lobo| ESMAM

Edição: Acyane do Valle | ESMAM

Fotos: Reprodução da Internet

Arte: Cláudio Gaia | ESMAM

Foto: Arquivo pessoal | Cristiane Sotto Mayor

 

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefone: (92) 2129-6640 | 6608

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Última atualização em Sex, 19 de Julho de 2019 15:23
 

Implantação da Nova Rede Elétrica

E-mail Imprimir PDF

Dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2008, o sistema EAD-TJAM não estava disponível devido à necessidade dos computadores que hospedam os serviços serem desligados,  ação esta necessária para viabilizar a implantação da nova rede elétrica do CPD do TJAM no edifício Desembargador Arnoldo Péres.

Pedimos desculpas pelos transtornos causados a todos os usuários do sistema EAD-TJAM, mas esta medida foi necessária para adequação das novas demandas previstas para 2009.
Última atualização em Seg, 09 de Março de 2009 16:37
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 78