Principal Leia mais Notícias Servidores do Fórum Ministro Henoch Reis recebem orientações arquivísticas
Servidores do Fórum Ministro Henoch Reis recebem orientações arquivísticas PDF Imprimir E-mail
Seg, 14 de Fevereiro de 2011 09:52

02

Nos dias 04, 07 e 11 de fevereiro 169 servidores, funcionários e estagiários das varas cíveis e criminais receberam orientações arquivísticas sobre os procedimentos a serem seguidos quanto ao arquivamento e desarquivamento dos autos findos.

01O treinamento foi realizado no Fórum Ministro Henoch Reis (FHR), térreo, na sala da Escola da Magistratura do Amazonas (ESMAM). Visou disseminar, primeiramente, os trabalhos iniciados, no ano de 2007, pela Comissão de Gestão Documental, hoje Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) ao longo de sua existência.01
Nesta ocasião, foram abordados o histórico da comissão, o crescimento do acervo, apresentados os instrumentos arquivísticos – código de classificação e tabela de temporalidade de documentos -, destacou-se algumas competências da CPAD e o trabalho de eliminação, informou Pedro Neto, secretário da CPAD e Gerente de Arquivo Geral.
13
Nas orientações sobre o arquivo geral, o Sr. Pedro Neto informou sobre a instituição da Gerência de Arquivo, através do ato nº 092/2009 e a partir dessa o gerenciamento dos autos findos ficaram sob a sua responsabilidade. Destacou, ainda, que durante o ano de 2009 foi elaborada a Resolução nº 15/2009 que normatizava a organização do arquivo geral e os procedimentos de gestão de documentos.

A partir da normatização foi possível elaborar o primeiro Procedimento Operacional Padrão (POP-STGARQ) do setor tratando sobre o arquivamento e desarquivamento. Nele estão contido, entre outros, a forma de acondicionamento, informações sobre o horário de recebimento do processos no setor, por isso é necessária uma leitura detida para não deixar de cumprir nenhum deles, enfatizou Pedro Neto.

05"Gostaria de felicitar o Dr. Pedro, pelo ótimo desempenho e atuação na ministração do Curso do Manual de Capacitação - na parte que lhe cabia, ou seja, na Gestão Documental, informando que é sempre de bom tom ter pessoas qualificadas e principalmente competentes à frente de bens e serviços prestados com eficiência" - disse Nydia Garcia da Silva, servidora da 1ª Vara Cível.

Ao final ele citou que os procedimentos farão parte do Manual de Rotinas das Varas Cíveis, Criminais e Família e outras informações estarão sempre disponíveis do portal do arquivo.

 

cpad_iconVeja mais fotos

 
Tribunal de Justia do Amazonas