Principal Leia mais Notícias Deputado reeleito Francisco Praciano visita o Arquivo Geral
Deputado reeleito Francisco Praciano visita o Arquivo Geral PDF Imprimir E-mail
Sex, 26 de Novembro de 2010 15:51

09


No dia 12 de novembro o Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), Juiz Cezar Luiz Bandiera recebeu a visita do Deputado Federal reeleito Francisco Praciano para conhecer o Arquivo Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas.

O presidente da CPAD apresentou ao Deputado o dossiê fotográfico da situação dos arquivos no ano de 2008, quando cada vara gerenciava os autos findos. Após, eles encaminharam-se para as instalações, o qual conheceu os arquivos existentes.

Praciano indagou ao Presidente sobre a catalogação dos processos. Bandiera informou que, por hora, os processos estavam só ordenados e reunidos por varas, devendo, ainda, passar por outras fases de análise da comissão e rearranjo.

O juiz informou que a maior demanda do setor é a falta de espaço e a opção encontrada pela gerência, foi montar estantes, para alocação das centenas de caixas que ainda necessitam ser recebidas pelo arquivo. Essa alternativa já está quase impraticável, haja vista não ter mais espaço físico nos locais e o quantitativo de caixas baixadas.

Praciano conheceu o arquivo histórico do TJAM, onde foi informado que o processo mais antigo datava do ano de 1843. Esse acervo está sendo diagnosticado pelo projeto patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), coordenado pelo Professor Doutor James Roberto, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o qual tem como objetivo geral realizar o diagnóstico da documentação de caráter permanente do Arquivo Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas e organizá-la segundo as normas da arquivologia.

Veja mais fotos, clique aqui

 
Tribunal de Justia do Amazonas